quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Biografia

Minha Tia me deu uns textos sobre a vida do Vovô. Aos poucos vou copiando para cá. OBRIGADA TIA!!

Frederico Trotta nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de agosto de 1899, filho de Diomedes Trotta e Rosaria Arango Trotta, ambos imigrantes italianos.

Casou-se na idade de 21 anos (23 de outubro de 1920) com a professora Laudímia Silva e Souza, que passou a assinar Laudímia Trotta.

Tiveram 3 filhos:
Ludma - Médica, pesquisadora e professora;
Fredímio - Ex Coronel da Reserva do Exército, Advogado, Professor e ex combatente da FEB;
Diofrildo - Coronel da reserva do exército, ex-professor do Colégio Militar, ex-professor da UERJ, ex-membro do conselho estadual de educação, ex-vereador pela cidade do Rio de Janeiro.

D. Laudimia Trotta foi:
 - Escritora;
 - Professora;
 - Superintendente de ensino;
 - Membro da academia Guanabarina de letras;
 - Membro da academia de letras do Rio de Janeiro;
 - Membro do conselho estadual de cultura;
 - Presidente do Intituto de Professores Públicos e Particulares;
 - Diretora do departamento de educação complementar do antigo Distrito Federal e do Estado da Guanabara;
 - Diretora de educação dos Territórios de Iguaçu (194?)
 - Diretora de educação do Território do Guaporé, hoje estado de Rondônia (19??).

12 comentários:

  1. Na Tijuca tem uma escola que se chama Laudímia Trotta.

    ResponderExcluir
  2. Mora na rua Diomedes Trota e gostaria de ter maiores informações sobre o homenageado.
    mmarmo@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mais alguma informação sobre o Sr. Diomedes Trota?

      Excluir
  3. Paulo Roberto19 fevereiro, 2018

    Minha mãe conheceu d. Laudimia, quando trabalhou na loja Sloper da Rua Uruguaiana. A convite da D Laudimia, minha mãe foi trabalhar com ela na prefeitura do Rio de Janeiro, obde fez carreira como servidora pública.
    D Laudimia adorava bolsas Lda liga super, é a minha mãe era a vendedora preferida dela. Meu email: paulorpsouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Não conhecia muito os gostos da vovó, mas ela estava sempre arrumada e com a bolsa combinando. :)

      Excluir
  4. Estudei na Escola que leva o nome Laudimia Trotta na Tijuca

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Laudimia Firmino e sou afilhada de Frederico e Laudimia Trotta, foram eles que me deram esse nome...

    ResponderExcluir
  6. Estudei na escola em Campo Grande onde Dona Rosária Trotta era patrono.
    Muito feliz em conhecer um pouco da história de sua família. Amo genealogia.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog, estou pesquisando sobre a escola municipal que leva o nome do seu avô aqui no RJ, fiz estágio de pedagogia lá, parabéns ao seu avô por tão lindo legado!!!

    ResponderExcluir
  8. Fica no Recreio dos Bandeirantes, dentro do condomínio Barra Sul.

    ResponderExcluir
  9. Só não encontrei ainda a data da inauguração dessa escola.

    ResponderExcluir